Você sabe o que é um Parklet?

abr - 11
2018

Você sabe o que é um Parklet?

Parklets são extensões do passeio público instaladas em áreas de estacionamento de veículos.

 

Os parklets podem abrigar bancos, mesas, paraciclos, aparelhos para exercícios físicos, entre outros elementos mobiliários ou de funções artísticas. Criados em 2005 em São Francisco, nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil em 2012 na cidade de São Paulo.

 

Cabe lembrar que esses elementos têm caráter PÚBLICO, podendo ser utilizados por qualquer cidadão interessado. O público tem como vantagem a criação de uma área verde pública, acessível e confortável no espaço urbano, disponível em tempo integral. Já os mantenedores ganham com a atração de mais frequentadores em seus negócios, aumentando em 14% o número de vendas (Measuring the Street, NYC DOT).


Considerando, então, que uma vaga de estacionamento é um investimento público (já que consiste em uma faixa de via pavimentada para tal) e que essas chegam a atender 40 pessoas em um dia, em média, fica evidente a vantagem da instalação de um Parklet, que chega a atender 300 pessoas. É função da administração pública prezar pelo melhor uso do espaço urbano, tornando-o democrático, atrativo e convidativo. Iniciativas como essa são, sem dúvida, excelentes formas de melhoria da qualidade de vida e impulsionamento da economia.

 

O município de Toledo aprovou, em 7 de Junho de 2016, a Lei “R” nº 59 (clique aqui para ver) que institui a instalação de Parklets na cidade.

 

Para mais informações e novidades, consulte a Platte Engenharia. Nós temos as melhores soluções de Parklets em Toledo, Cascavel e região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *